Em 2006 fiz uma transcrição/arranjo da "Finlandia" para uma banda que não tinha Oboés, Fagotes, Clarinete Baixo e um naipe de Trompas muito débil. Tive que "reforçar" a parte de Trompas nos Trompetes e/ou Trombones, mas resultou. Algumas passagens nos Clarinetes foram simplificadas.
Em 2010 fiz uma transcrição fidedigna para Grande Banda, sem Cordas, mas com todas as dificuldades que se conhece para Clarinetes e com um naipe de 4 Trompas.
Esta obra em Portugal é conhecida por "Um Dia em Viena", dado a tradução do seu título original ser extenso. O título deveria ser: "Uma Manhã, uma Tarde e uma Noite em Viena". O título original em austríaco é: "Ein Morgen, ein Mittag und ein Abend in Wien". Em inglês é: Morning, Noon, and Night in Vienna.
A minha transcrição desta obra, uma das primeiras transcrições que fiz, é para bandas mais pequenas, isto é, sem Oboés, Fagotes, Clarinete Baixo e o naipe de Trompas com apontamentos noutros instrumentos.
Fiz duas transcrições, para banda, desta obra. A primeira com o nome em italiano "Guglielmo Tell" para bandas mais pequenas, isto é, sem Oboés, Corne-Inglês, Fagotes, Clarinete Baixo e a parte das Trompas com apontamentos noutros instrumentos.
A segunda versão com o nome original em francês "Guillaume Tell" e instrumentação para Banda Sinfónica. A Introdução é executada por 5 (cinco) saxofones: 2 Sax. Altos, 2 Sax. Tenores e um Sax. Barítono, tendo este último apontamento no Clarinete Baixo.